Saiba mais sobre: Hábitos de sucção não nutritiva (sucção de dedo e chupeta)

fevereiro 8

Oiii pessoal,

Hoje falo sobre hábitos de sucção não nutritiva (sucção de dedo e chupeta), um assunto muito perguntado aqui no Blog , Instagram e principalmente na Clínica! As mãe sempre me questionam “Dra, ate quando meu filho pode chupar chupeta?”, frente a isso, resolvi esclarecer o assunto. As informações foram retiradas diretamente do site da ABO odontopediatria.

Não é raro que profissionais de saúde se deparem com crianças portadoras de hábitos bucais em sua prática diária. A persistência de hábitos bucais indesejáveis pode interferir no crescimento e desenvolvimento crânio-facial, além de poder alterar o bem- estar emocional ou social de crianças e adolescentes, em maior ou menor grau, de forma que uma abordagem individualizada deve ser adotada pelos profissionais da área de saúde. Entre os hábitos bucais estão incluídos: a sucção digital, a sucção de chupeta, hábitos de sugar e morder os lábios, onicofagia, bruxismo, hábitos de auto-injúria, respiração bucal e interposição lingual (falaremos sobre os outros hábitos em um próximo post).

Os hábitos de sucção não nutritiva (sucção de dedo e chupeta) são considerados normais em bebês e crianças de tenra idade. Usualmente estão associados com a necessidade de satisfação afetiva e de segurança. Esta necessidade de gratificação oral pode ser preenchida com a prática do aleitamento materno. Crianças amamentadas no peito por pelo menos seis meses estão menos propensas a desenvolverem hábitos de sucção não nutritiva. A chupeta é o tipo de hábito de sucção mais prevalente entre as crianças. É aconselhável evitar a oferta da chupeta nos primeiros dias de vida, para que a amamentação natural possa ser bem estabelecida.

Alguns autores relacionam a chupeta como a causa do desmame precoce do peito, enquanto vários estudos têm concluído que não há interferência se a mãe está motivada para amamentar, mas o uso intenso da chupeta pode ser um indicador de dificuldades na amamentação, para quem as ações de apoio profissional devem ser direcionadas. A prática de hábitos de sucção não nutritiva pode trazer problemas a longo prazo, o que leva alguns profissionais a recomendarem que a idade de 3 anos seja considerada a época limite para sua eliminação na vida da criança.

Trabalhos recentes demonstram que se os hábitos de sucção não nutritiva forem removidos até a idade de 2 anos existe a chance de auto-correção de possíveis desarmonias nas arcadas dentárias conseqüentes dos mesmos.

Espero que tenham gostado da postagem de hoje!

Beijossss

COMMENTS ARE OFF THIS POST