Quando iniciar e como realizar a higiene bucal dos pequenos?

abril 29

Essas são dúvidas muito frequentes entre os pais e responsáveis. Geralmente os dentinhos dos pequenos começam a irromper (nascer) a partir do 6º mês de vida, este já é o momento ideal para levar a criança ao Odontopediatra (dentista especialista em crianças). O profissional irá auxiliar os pais a como realizar a higiene bucal do bebê, quais produtos usar e qual conduta tomar caso a criança seja relutante de início a escovação.

Antes do primeiro dente da criança irromper já podemos iniciar a higiene bucal, nesse momento apenas utilizamos uma gaze ou fraldinha de pano, com água filtrada. A mãe deve enrolar a gaze ou fralda umedecida no dedo e, com delicadeza passar por todo o interior da boca do pequeno, lembrando sempre da língua e bochechas. A língua deve ser higienizada como se fosse uma vassoura, de dentro da boca para fora (do fundo para frente). É muito importante a mãe realizar esse procedimento, pois além de tirar os restos de leite materno que ficam acumulados na boca do bebê, cria-se um habito da higiene bucal desde cedo, assim quando a criança tiver dentinhos na boca, a tarefa de escová-los já será aceita mais facilmente.

Caso seu filho já tenha dentinhos na boca o processo de higiene é feito de forma diferente. Indico o uso de escova de dente, sempre de acordo com a idade do seu pequeno, que possua cerdas macias, cabeça pequena e haste confortável para as mãos dos pais, afinal serão eles que iram realizar a higiene bucal da criança.

Além da escova, indico creme dental COM flúor, pois segundo a ABO (Associação Brasileira de Oodntopediatria) já  é preconizado o uso de pasta de dente com flúor, desde o primeiro dentinho. A pasta deve ser de 1.000 a 1.100ppmF (dados encontrados na parte de trás da embalagem do produto). A escovação deve ser feita duas vezes ao dia. A quantidade de creme dental varia de acordo com a idade da criança:

  • Bebês (0 a 3 anos) metade de um grão de arroz cru (0,05g)
  • Crianças que não sabem cuspir (3 a 7 anos) um grão de arroz (0,1g)
  • Crianças que já sabem cuspir (+7 anos) um grão de ervilha (0,3g)

Lembrando que o adulto deve sempre supervisionar o ato da escovação de seu filho, se responsabilizando em colocar o creme dental na escova do pequeno, nunca o contrário. O Odontopediatra guiará os pais na melhor escolha, levando em conta as necessidades particulares de cada criança.

Espero que tenham gostado do assunto de hoje!

IMG_8293 3

COMMENTS ARE OFF THIS POST