O uso da Chupeta

outubro 28

É muito comum os pais ficarem na indecisão: oferecer ou não a chupeta ao seu filho. Será que esse simples acessório traz prejuízos ao desenvolvimento do seu bebê?

O reflexo de sucção aparece no bebê já na décima oitava semana de vida uterina. É um reflexo de sobrevivência, já que o bebê precisa sugar para se alimentar, a necessidade de sucção é saciada durante a amamentação no seio materno.

A chupeta deve ser oferecida somente após o bebê ter mamado e estiver totalmente satisfeito. Assim, ela será utilizada apenas para suprir a necessidade de sucção não saciada durante a amamentação.

É importante saber que tanto a chupeta comum quanto a ortodôntica trazem sim prejuízos ao desenvolvimento da criança. Os dois modelos produzem alterações nos arcos dentais e na musculatura facial do pequeno.

Quando a criança já tem todos os dentes na boca, o uso prolongado da chupeta pode causar uma mordida aberta anterior, que pode ser definida como a ausência de contato dos dentes anteriores (da frente). Os dentes posteriores (do fundo) estão em contato, mas isso não acontece nos dentinhos da frente.

Caso a chupeta já fizer parte do cotidiano do pequeno, o melhor é que seja abandonada até por volta dos dois ou três anos de idade. Dessa forma, alguns dos efeitos negativos deste hábito, como a mordida aberta anterior, tendem a regredir. Após essa idade, os problemas progridem, prejudicando não somente os dentes, mas também a fala, a deglutição e a respiração.

DICAS:

  • Se o bebê só dorme com a chupeta na boca, a mãe pode tirar lentamente após ele adormecer. Desta forma evita-se a formação do hábito prejudicial, de estar sempre com a chupeta entre os dentes.
  • Reduzir o tempo que a criança fica com o acessório, espaçando os intervalos. É uma forma de ele começar a se desacostumar.
  • Não deixar a chupeta à vista, procure não pendurar na roupa da criança. Quanto menos o pequeno ver a chupeta menos ele vai querer.
  • Faça trocas, substitua a chupeta por algo de a criança goste ou pelo qual se interesse.

Consulte um Odontopediatra ou um Fonoaudiólogo para que o profissional ajude os pais na remoção do habito, caso já esteja instalado.

 

COMMENTS ARE OFF THIS POST