Entrevista TV Record sobre Bruxismo Infantil

março 22

Oiii pessoal,

Fiquei muito feliz em ser convidada pela RIC TV Record em Maringá , para dar uma entrevista no Jornal Balanço Geral sobre Bruxismo Infantil. Foi muito bacana, e quando for ao ar, vou publicar aqui no blog. O tema instigou muito os leitores, então devido a esse sucesso, resolvi postar aqui os dois artigos na integra que foram publicados no Blog Papo de Mãe do Jornal Estadão e no Blog da Dental Cremer.

Entrevista Daphene RIC TV

Isabelly, minha parceira na entrevista

entrevista daphene ric tv

Look Dra. Cherie – Jaleco Donna

“De acordo com um estudo publicado no Journal of Dentistry for Children, cerca de 38% das crianças rangem ou apertam os dentes. Esse ato, conhecido como bruxismo, ocorre inconscientemente de dia ou durante o sono e exige atenção redobrada dos pais, já que pode provocar dores nos dentinhos, perto do ouvido e até acarretar o amolecimento dos dentes e sangramento da gengiva. A seguir, a odontopediatra Daphene Ozelame aponta as principais causas e as soluções.

De onde surge o bruxismo?

Segundo Daphene, as causas variam e podem decorrer devido a um estresse emocional, tensão ou até mesmo pode ser genético. “Cerca de 21% a 50% dos pacientes que rangem os dentes tem parentesco direto com alguém na família acometido com o problema”, afirma.

A dentista especializada em atendimento infantil explica ainda que crianças com obstrução de vias aéreas superiores, síndrome da apneia obstrutiva do sono ou que apresentam doenças neurais, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade tendem a desenvolver o bruxismo significantemente.

O que fazer?

”A primeira atitude que os pais devem ter é observar no dia a dia, sempre que o pequeno acordar, alguma reclamação de dor no dente, perto do ouvido ou na cabeça”, explica. E completa: “ Outro ato importante a fazer é levar o pequeno regularmente para consultas com o dentista, pois ele vai identificar se os dentes estão desgastados, por exemplo, e fazer o diagnóstico e o tratamento adequado”.

De acordo com Daphene, é possível controlar o bruxismo com algumas abordagens terapêuticas. “Podemos, por exemplo, proteger os dentes com o uso de placa de acrílico, que recobre a superfície dos dentes que estiverem em contato e alivia o sistema mastigatório. Mas, vale ressaltar que a criança está em constante crescimento dos arcos dentais, daí a importância do tratamento ser realizado corretamente e com um profissional de confiança”, conclui.”

Matéria Publicada no Papo de Mãe do Jornal Estadão

 papo de mae bruxismo

 

 

 

 

 

“Bruxismo é definido como “a atividade muscular mandibular repetitiva caracterizada por apertar, ranger forçar ou empurrar a mandíbula, o que pode ocorrer durante a vigília e/ou sono”.

Pode ser classificado de duas formas:

Bruxismo primário

O bruxismo primário é um distúrbio crônico, persistente que aparece na infância e na adolescência.

Bruxismo secundário

É associado a algumas condições, ou após a exposição do paciente a fatores ambientais.

Cada vez mais as evidencias mostram que o bruxismo tem origem central e não periférica e suas possíveis causas baseadas em conhecimentos científicos são:

  1. Genética (21% a 50%);
  2. Estresse;
  3. Obstrução de vias aéreas superiores;
  4. Síndrome da apneia obstrutiva do sono;
  5. Hábitos para dormir;
  6. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade;
  7. Doenças neurológicas.

O diagnóstico pode ser feito através do auto relato do paciente, observando clinicamente o desgaste da estrutura dental e com exames de polissonografia, que também monitoram a atividade muscular do paciente durante o sono – este é considerado o diagnóstico mais confiável hoje em dia, porém, apresenta limitações como: o alto custo, disponibilidade do paciente e cooperação da criança durante o exame.

No caso do bruxismo infantil, é sempre mais difícil ser feito o diagnóstico, pois vai depender do auto relato da criança, que nem sempre percebe a mudança na sua postura mandibular, e as características físicas que auxiliam no diagnóstico, como: língua adentada e linha alba (hiperqueratose da mucosa da bochecha) que aparecem com mais frequência em adultos e adolescentes.

O tratamento se dá em controlar os fatores associados e proteger as estruturas dentais, que basicamente são feitas com o uso de placas de acrílico que recobrem as superfícies oclusais que estiverem em contato, sempre levando em consideração o crescimento dos arcos dentais da criança.

É importante lembrar que o tratamento deve ser realizado com um profissional capacitado, e que para cada caso será realizado um tratamento especifico.

E no seu consultório, já atendeu muitos casos de bruxismo infantil? Conte aqui nos comentários pra gente como foi o processo de diagnóstico!”

Referências:

Artigo escrito por mim, para o Blog da Dental Cremer

 

 

Espero que tenham gostado dos artigos,

super beijo!

COMMENTS ARE OFF THIS POST