A cárie é transmissível?

março 1
No comments yet

A cárie é uma doença que, se não tratada, pode destruir os dentes até causar danos sérios à saúde bucal. Mas quem pensa que as responsáveis pelo seu aparecimento são as bactérias está um pouco enganado.
As bactérias são microrganismos naturais da boca e têm o costume de grudar nos dentes acumulando uma espécie de placa dental. Até aí, normal. O problema todo está quando elas entram em contato com o açúcar.

Toda vez que essas placas são expostas à açucares, as bactérias as transformam em ácidos e esses dissolvem os minerais dos dentes. Esse processo se repetindo mais que 3 ou 4 vezes ao dia durante vários dias vai destruindo de maneira silenciosa (no começo a pessoa não percebe) e progressiva (doença crônica) a estrutura mineral dos dentes até formar um “buraco” na superfície onde a placa estava acumulada.

Ou seja, na realidade o vilão responsável pelo aparecimento de cáries não são as bactérias, mas sim o açúcar ingerido diariamente como guloseimas entre as refeições principais na forma de doces, refrigerantes, balas, etc.

Contagiosa NÃO!

Por isso, e outros motivos, a cárie não pode ser considerada uma doença contagiosa. As lesões de cárie não são provocadas por qualquer bactérias, mas sim pela interação do açúcar. As bactérias vivem na boca das pessoas geralmente sem causar problemas e, por fim, a cárie não é transmitida de uma pessoa para a outra. Se a cárie fosse considerada uma doença contagiosa, a única maneira de controla-la seria usando antimicrobianos ou vacinas e essa prática não é feita em nenhum lugar do mundo. A cárie é uma doença totalmente controlável, basta as pessoas realizem a higienização com pasta com flúor (mínimo 1.000 ppm) e evitem o consumo excessivo de açúcar. Além disso realizar visitas ao dentista com frequência ajudam a controlar o problema e evitar complicações.
Maus hábitos familiares

O que é realmente transmissível nessa história toda e que faz mal a saúde são os maus hábitos da família com relação ao consumo de açúcar. Em outras palavras, a herança da cárie está nas receitas e nos costumes que são passados de gerações em geração.

Fonte: branemark

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *